Categorias
DOC

Suspensão do Serviço DOC pelos Bancos em Andamento

O banco Santander anunciou na quarta-feira passada, dia 31, que encerrou suas operações com o Documento de Ordem de Crédito (DOC). Essa decisão segue a iniciativa do Itaú, que já havia interrompido esse serviço em janeiro, antecipando o anúncio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em maio, de que o DOC seria descontinuado até 2024.

Esse movimento ocorre em um momento em que o Pix se tornou a preferência dos brasileiros para realizar transações financeiras, enquanto o uso do DOC estava em declínio. Dados do Banco Central, divulgados pela Febraban, mostram que o DOC representou apenas 3,7% das 63,071 bilhões de operações realizadas em 2022, ficando atrás de outras modalidades, como cheques e boletos.

Fim do DOC O Banco do Brasil já começou a informar seus clientes sobre o encerramento do serviço, também de forma antecipada. Pessoas físicas poderão enviar e agendar DOCs até 15 de outubro, enquanto pessoas jurídicas terão até 15 de janeiro.

Por outro lado, Caixa e Bradesco seguirão o cronograma estabelecido pela Febraban. Isso significa que a realização de transferências via DOC continuará disponível até 15 de janeiro, com a efetivação ocorrendo até 29 de fevereiro de 2024.

Até quando os clientes poderão receber um DOC? Mesmo que um banco já tenha encerrado o serviço de envio de DOCs, os clientes continuarão a receber transferências via DOC normalmente em suas contas, de acordo com informações da Febraban, até que essa modalidade seja completamente descontinuada pelo mercado.

Os bancos têm até 29 de fevereiro de 2024 para eliminar completamente as operações por meio do DOC. A Febraban explicou que esse prazo leva em consideração “a necessidade dos bancos que não emitem DOCs de manter seus sistemas de recebimento ativos para processar as transferências”.

Fonte: Contábeis