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Serviços pelo Whatsapp

Possibilidade inovadora: INSS e instituições bancárias analisam a utilização do WhatsApp para oferecer serviços aos clientes.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem o objetivo de estabelecer um canal de comunicação via WhatsApp com os segurados, para agilizar e tornar mais seguro o processo de aprovação de benefícios e agendamento de perícias.

O INSS deseja que os bancos, como o Banco do Brasil (BB), criem esse canal de forma gratuita para o governo. Atualmente, as negociações com o BB estão mais avançadas.

A medida é vista como positiva tanto para o governo, os beneficiários do INSS e também para os bancos, que podem usar o serviço como uma estratégia adicional para fidelização dos clientes.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, explicou que a intenção é utilizar um artigo presente nos contratos de folha de pagamento com os bancos, que trata da comunicação com os beneficiários, para solicitar a prestação desse serviço.

O WhatsApp seria utilizado para fornecer avisos sobre datas de perícias, acompanhar o andamento de pedidos e fornecer orientações aos segurados. O objetivo é modernizar as formas de comunicação, antes realizadas principalmente por cartas.

Stefanutto deixou claro que não haverá obrigatoriedade para os bancos aderirem ao uso do WhatsApp em conjunto com o INSS. No entanto, a maioria dos bancos já mostrou interesse, visto que a plataforma pode ajudar a evitar fraudes.

O uso do aplicativo também pode contribuir para reduzir fraudes na concessão de crédito e a abstenção nas perícias médicas, que atualmente atinge cerca de 25% dos segurados. A utilização do WhatsApp permite que o INSS entre em contato para avisar sobre perícias agendadas e permitir o reagendamento, evitando o esquecimento por parte dos segurados.

O INSS já recebe atualmente cerca de R$ 6 bilhões dos bancos para a realização dos pagamentos, e a utilização do WhatsApp entraria no escopo desses contratos sem acarretar custos adicionais.

As negociações com o BB estão em andamento para viabilizar a solução. O banco explicou que, pelo fluxo proposto, quando um benefício for concedido, o INSS enviará o número de telefone do beneficiário para o banco, que enviará uma mensagem informando sobre a concessão do benefício, com a autorização prévia do beneficiário.

O canal de comunicação será informativo, não requerendo resposta ou interação por parte do beneficiário.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as conversas sobre a parceria com o INSS ainda estão em estágio preliminar, aguardando novas definições do órgão para avançar nas discussões sobre o tema.

Fonte: Contábeis