Categorias
Inteligência Artificial

Inteligência artificial: sistemas podem revolucionar mercado de trabalho em países ricos

Na terça-feira (11), a OCDE divulgou um relatório alertando os países membros sobre a iminente “revolução” no mercado de trabalho causada pelos avanços da Inteligência Artificial (IA).

Essa revolução é impulsionada pelo rápido progresso tecnológico, queda de custos e maior disponibilidade de profissionais com habilidades em IA.

O relatório revelou que cerca de 27% de todos os empregos no mundo correm o risco de serem substituídos por sistemas de IA. As ocupações com maior probabilidade de serem substituídas são aquelas de baixa e média qualificação, como construção, agricultura, pesca e produção e transporte (em menor escala).

Por outro lado, as ocupações de alta qualificação, embora estejam expostas aos avanços recentes da IA, apresentam menor risco de automação, conforme apontado no relatório.

Salários

Apesar dos potenciais riscos, a OCDE destaca que os sistemas de IA não apenas têm o poder de criar novos empregos, mas também de aumentar os salários dos trabalhadores. Muitos profissionais afirmam que essas tecnologias ajudam a realizar tarefas perigosas ou monótonas.

A organização ressalta que há poucas evidências negativas do uso de IA em empresas que já adotaram a tecnologia, e que esses sistemas podem abrir novas oportunidades de emprego e funções.

O rápido desenvolvimento e adoção da IA significa que serão necessárias novas habilidades, enquanto outras se tornarão obsoletas. A OCDE enfatiza a importância de fornecer treinamento não apenas para trabalhadores mais velhos e com pouca qualificação, mas também para aqueles altamente qualificados.

Fonte: Contábeis