Categorias
ESG

Implementação Integral do ESG: Apenas um Terço das Empresas Consegue Adotar os Três Pilares com Sucesso

Apenas um terço das empresas em escala global concentram seus esforços nos três fundamentos das práticas Environmental, Social, and Governance (ESG), conhecidas em português como Ambiental, Social e Governança, revela pesquisa conduzida pela HRTech Mereo em parceria com a Kyvo.

Entretanto, segundo Paulo Bertolini, diretor-geral da APCER Brasil, a ISO 9001 pode desempenhar um papel crucial ao facilitar a adoção dessas práticas.

“A ISO 9001 não apenas fornece uma base sólida para o aprimoramento contínuo, mas também instiga uma cultura organizacional em busca da excelência”, argumenta.

De acordo com o especialista, quando uma empresa incorpora a ISO 9001, os relatórios sobre ESG ganham maior credibilidade, uma vez que a norma organiza e documenta todos os processos internos, que devem passar por revisões e atualizações regulares.

Implementando a ISO 9001

O ponto de partida para adotar a ISO 9001 envolve um diagnóstico da situação atual da organização, comparando-a com os requisitos da norma.

“Dessa forma, é possível elaborar um plano de ação que inclui treinamentos para os colaboradores, monitoramento sistemático para avaliar a progressão, auditorias internas para identificar conformidades e não conformidades, e, por fim, ações corretivas para pontos fora da norma”, explica Bertolini.

Organizações interessadas em obter a certificação, após implementarem a norma, precisam contatar um organismo certificador para realizar a auditoria de concessão da certificação.

É fundamental destacar que o processo de certificação não se encerra na auditoria inicial; ele persiste com inspeções regulares de acompanhamento.

“Isso assegura que a empresa permaneça em conformidade com os padrões de qualidade e esteja dedicada à melhoria contínua em seus processos e práticas”, recomenda.

O especialista destaca que ao integrar o ciclo Plan, Do, Check, Act (PDCA), as empresas podem não só identificar fragilidades e áreas de desenvolvimento, mas também utilizar essa metodologia para evoluir com base em resultados positivos.

“O alinhamento dos princípios da ISO 9001 com as práticas ESG permite que as empresas obtenham maior credibilidade, mostrando comprometimento não apenas com a qualidade, mas também com a sustentabilidade ambiental, justiça social e governança transparente. Isso não apenas atende às crescentes expectativas dos stakeholders, mas também contribui para um futuro próspero em um mundo empresarial cada vez mais consciente e responsável”, conclui.

Fonte: Contábeis