Categorias
MEI

Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) representa um desafio para microempreendedores individuais.

A tarefa mais desafiadora para os microempreendedores individuais (MEIs) em Minas Gerais na emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) tem sido a conexão ao portal de gestão de notas fiscais e a identificação do código tributário na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) ao qual pertencem.

Essas dificuldades foram destacadas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), que testemunhou um aumento significativo no atendimento após as mudanças na emissão de notas.

Desde 1º de setembro, mais de 9 milhões de microempreendedores individuais em todo o Brasil, incluindo mais de 992 mil em Minas Gerais, que prestam serviços e precisam emitir NFS-e, agora realizam esse processo por meio do portal de gestão de notas fiscais, disponível em www.nfse.gov.br.

Essa iniciativa visou padronizar o processo de emissão e simplificá-lo para os prestadores de serviços. De acordo com dados da Receita Federal, mais de 2 milhões de notas já foram emitidas pelo novo sistema em todo o país até a última terça-feira (19), considerando apenas as notas emitidas pelos MEIs através do novo portal.

Laurana Viana, analista do Sebrae Minas, observou um aumento significativo no atendimento prestado pela instituição e sua rede de parceiros aos empreendedores em Minas Gerais. Ela explicou que, nos primeiros dias após a mudança, a plataforma enfrentou alguma instabilidade devido ao alto volume de acessos.

A Receita Federal também registrou um recorde de acessos ao site em 5 de setembro, com mais de 274 mil acessos em um único dia, refletindo o impacto significativo dessa transição.

Fonte: Jornal Contábil