Até o dia 11 de agosto, os consumidores têm a chance de participar do Renegocia, um mutirão que visa facilitar a renegociação de dívidas, promovido pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Esse programa abrange dívidas de diversos setores, incluindo instituições financeiras, empresas de telefonia, água e energia elétrica. Uma das vantagens do Renegocia é que ele não estabelece limite de valor ou renda, ao contrário do programa Desenrola.
Para aderir ao Renegocia, os consumidores podem utilizar o site consumidor.gov.br e seguir um simples passo a passo:
- Acesse o site e clique em “Entrar com Gov.br”, utilizando uma conta com nível prata ou ouro.
- Preencha as informações solicitadas, como data de nascimento, telefone, celular e endereço.
- Concorde com os termos.
- Será aberta uma nova janela mostrando as dívidas do usuário. Selecione a opção “Renegociação/parcelamento de dívida” no campo “Problema” para solicitar a renegociação.
- No campo “Descrição da Reclamação”, informe que deseja participar da ação de renegociação de débitos. A empresa credora responderá e você poderá avaliar a proposta.
- Durante esse processo, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e complementar a reclamação, se necessário.
Ao participar do Renegocia, os consumidores têm a oportunidade de renegociar suas dívidas com melhores condições de pagamento e possíveis descontos, o que contribui para prevenir o superendividamento e auxiliar os consumidores na negociação de forma mais acessível. Aproveite essa chance para colocar suas finanças em ordem!
Fonte: Contábeis