Categorias
Inteligência Artificial

Google lança Bard no Brasil, inteligência artificial concorrente do ChatGPT

A mais recente concorrente do ChatGPT, chamada Bard e desenvolvida pelo Google, foi lançada no Brasil e já está disponível para uso pelos brasileiros. A ferramenta promete trazer melhorias e oferecer mais recursos aos usuários de inteligência artificial.

O Bard já foi lançado em mais de 100 países e agora chega ao Brasil nesta quinta-feira (13), trazendo um sistema de inteligência artificial generativa capaz de responder perguntas e criar conteúdo em português e outros idiomas.

Uma das grandes vantagens da interação com o Bard é que ele suporta até 40 idiomas diferentes, expandindo as opções linguísticas originais do programa, que inicialmente eram limitadas a inglês, coreano e japonês. Essa novidade permite que a ferramenta auxilie em traduções e facilite a aprendizagem de novos idiomas.

Novidades do Bard

O Google apresenta mais uma novidade em sua inteligência artificial: a capacidade de ajustar o tom de respostas, o estilo do texto e o uso de imagens dentro da ferramenta.

Isso significa que os usuários agora têm a opção de escolher e solicitar que o Bard forneça respostas mais simples, longas, curtas, profissionais ou informais. Por exemplo, ao pedir para que a ferramenta escreva um e-mail, é possível solicitar que ele seja mais formal ou menos formal. Por enquanto, essa opção de tom e estilo está disponível apenas em inglês, mas será acessível do Brasil.

Além disso, o Bard permite a organização de conversas, permitindo renomear, fixar e selecionar conversas recentes na barra lateral.

A ferramenta também é capaz de criar e exportar códigos de programação. A partir desta quinta-feira (13), um novo recurso permite aos usuários exportar código Python para o Replit, além do Google Colab.

Outra característica diferencial é o compartilhamento de respostas. Agora é possível compartilhar respostas do Bard nas redes sociais por meio de links.

Uma diferença importante apontada por usuários e especialistas entre o ChatGPT e o Bard é que o chatbot do Google traz informações atualizadas, enquanto a inteligência da OpenAI só possui dados até 2021.

É importante ressaltar que, como o sistema é recente, o Google alerta que, apesar de ter treinado a IA para não gerar conteúdos maliciosos e falsos, o sistema está em constante aprimoramento com o uso, e podem ocorrer respostas “alucinantes”, ou seja, falsas e inventadas pelas IAs.

Além do Brasil, outros 27 países também terão acesso a essa novidade no dia 13, com a maioria deles localizada na União Europeia.

Fonte: Contábeis