Categorias
MEI

MEIs: Pix pode causar desenquadramento da categoria do Simples Nacional? Entenda

Projeto do IVA na Câmara

O projeto de IVA aprovado na Câmara se baseia nos seguintes objetivos:

  • Aumentar a base de cobrança com unificação de tributos, acabando, assim, com a divisão presente hoje entre o que é produto e o que é serviço;
  • Acabar com as mais variadas cobranças ao longo da cadeia produtiva, evitando o efeito cascata atual;
  • Garantir a isonomia e a uniformidade na tributação do consumo, dando fim às distorções entre os setores econômicos.

Alíquota do IVA

Como todos os outros impostos brasileiros, a modalidade deve ter uma alíquota padrão a ser seguida que incidirá sobre bens e serviços, mas um valor específico ainda não foi estabelecido pela equipe econômica. 

Segundo o secretário especial da reforma Tributária, Bernard Appy, a expectativa é uma taxa próxima dos 25%. A alíquota tem gerado debate entre especialistas e um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que, do jeito que a reforma passou pela Câmara, o imposto único pode ultrapassar 28%.

Objetivos do IVA

Além dos objetivos já apresentados neste artigo sobre a transparência dos processos produtivos, da cobrança dos tributos e da facilitação no acerto dos impostos, o IVA pode acabar com a “guerra fiscal” do país, disputa que ocorre entre os estados e cidades para ver quem oferece melhores incentivos para que as empresas se instalem em seus territórios.

Isso prejudica os estados e municípios pois o excesso de incentivos fiscais diminui a arrecadação dos mesmos.

Vantagens para os empresários

Entre as principais vantagens para as empresas brasileiras está a redução nos gastos e tempo dedicado para acertar as contas com a Receita Federal, além de criar um ambiente de negócios muito mais atrativo para investidores.

O IVA também pode permitir a redução da carga tributária na venda dos produtos industrializados. Isso porque o imposto incidirá apenas sobre o valor agregado de cada etapa de produção.

Conclusão

O IVA é uma nova modalidade de tributação que deve ser aplicada com a aprovação da reforma tributária no Brasil.

O IVA criará o IBS e o CBS para unificar e simplificar os impostos cobrados sobre consumo e melhorar a forma de contribuição cobrada na cadeia produtiva.

Em outros países, o IVA é considerado um imposto muito eficiente, pois é cobrado sobre o valor real dos bens e serviços vendidos. Isso significa que o IVA não incide sobre o custo de produção ou distribuição, o que ajuda a manter os preços baixos para os consumidores. 

O IVA é um dos impostos mais importantes do mundo, usado em 160 países e arrecada mais de 1 trilhão de dólares por ano. O IVA é uma fonte importante de receita para os governos, e é usado para financiar uma variedade de programas e serviços públicos.

Por fim, o IVA é um imposto complexo, e há muitas regras e regulamentos que regem sua cobrança. No entanto, o IVA é um imposto muito importante, e desempenha um papel fundamental na economia global e que pode ajudar o Brasil a melhorar sua tão complicada realidade tributária.

Fonte: Contábeis