O Banco Central revelou hoje seus planos de introduzir o Pix Automático, um novo serviço que possibilitará pagamentos recorrentes de forma automatizada. Essa novidade abrangerá uma ampla gama de contas, como as de energia, telefone, escolas, academias, condomínios, serviços de streaming, seguros e clubes por assinatura.
Para utilizar esse serviço, os usuários precisarão fornecer uma autorização prévia e, a partir daí, os pagamentos serão efetuados automaticamente, dispensando a necessidade de autenticação a cada transação. A autorização poderá ser concedida por meio do aplicativo bancário, QR Code ou Pix Copia e Cola, e os usuários terão a liberdade de cancelá-la a qualquer momento.
O Banco Central afirma que o Pix Automático estará disponível para empresas de todos os setores e tamanhos, oferecendo uma variedade abrangente de opções para o recebimento de pagamentos recorrentes. Atualmente, débitos automáticos dependem de convênios bilaterais entre diversas instituições, o que acarreta em complexidade operacional e altos custos, limitando o serviço às grandes empresas, especialmente as provedoras de serviços públicos. Por outro lado, os pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis para a maioria da população.
O Pix Automático será gratuito para os pagadores, enquanto as empresas serão cobradas uma tarifa no momento do recebimento. Além disso, os pagadores terão a opção de limitar o valor das parcelas a serem debitadas.
Conforme o cronograma divulgado pelo Banco Central, as regras desse serviço serão publicadas em setembro de 2023, seguidas pelo desenvolvimento dos sistemas entre outubro deste ano e fevereiro de 2024. Os testes serão realizados em março de 2024, e o lançamento oficial do Pix Automático está previsto para abril de 2024. O Banco Central tem trabalhado no desenvolvimento desse produto desde o final de 2021.
Fonte: Contábeis